OUVIDORIA

A ouvidoria da Faculdade Regional de Uberaba é um espaço de acolhida e escuta de toda comunidade acadêmica, constituindo-se em um espaço para o atendimento à comunidade interna e externa com a finalidade de ouvir, encaminhar e acompanhar as críticas e sugestões, incentivando de maneira sistemática o fortalecimento da comunicação entre as diversas instâncias institucionais.

Atribuições, Objetivos e Metas

- Atribuições:

  • Representar o usuário/cidadão junto à instituição, viabilizando um canal de comunicação com o público interno e externo;
  • Reportar-se ao Dirigente da Instituição, tendo total respaldo;
  • Atuar com independência e autonomia, tendo como foco da sua atuação o serviço, e não a política adotada;
  • Estabelecer uma parceria com os demais funcionários, participando da melhoria da qualidade dos serviços e produtos, estimulando a eficiência e austeridade;
  • Simplificar procedimentos, facilitando o acesso do cidadão à Ouvidoria e agilizando as informações;
  • Não decidir, mas encaminhar a questão à área competente para solucioná-la;
  • Sugerir e recomendar soluções, atuando na prevenção e solução de conflitos;
  • Buscar a correção de erros, omissões e abusos;
  • Ter livre acesso a todos os setores, para poder apurar e propor as soluções que entender cabíveis;
  • Buscar garantir os direitos do cidadão/usuário;
  • Solicitar o esclarecimento e propor modificações de procedimentos;
  • Dar sempre uma resposta ao interessado;
  • Atender com cortesia e respeito, sem preconceito ou pré-julgamento;
  • Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça;
  • Resguardar o sigilo;
  • Zelar pelos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade;
  • Propugnar pela defesa dos direitos humanos;
  • Objetivos

  • Atuar nos diversos níveis da Instituição;
  • Exercitar a mediação;
  • Fortalecer vínculos;
  • Auxiliar no exercício da autocrítica e da reflexão;
  • Estimular a participação responsável;
  • Estimular a participação cidadã.
  • Operacionalização

    O acesso a Ouvidoria poderá ser viabilizado, sempre de forma não anônima, pelos seguintes meios:

  • Internet e intranet;
  • Formulário próprio no site institucional;
  • Presencialmente.
  • Visando propiciar uma resposta ágil e adequada às questões demandadas, deverão ser observados os seguintes prazos:

  • Pedido de informação: 5 (cinco) dias para resposta;
  • Reclamação: 10 (dez) dias para a resposta;
  • Elogio: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias.
  • Denúncia: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias;
  • Sugestão: a Ouvidoria dará ciência do recebimento ao remetente em até 3 (três) dias úteis;
  • No caso de denúncia ou sugestão, o setor envolvido terá 05 dias úteis para se manifestar sobre a pertinência e encaminhar a resposta para a Ouvidoria. Não havendo resposta por parte do setor no prazo acima referido, a Ouvidoria reiterará a solicitação, com prazo de mais 03 dias úteis para a manifestação sobre a denúncia ou sugestão, contados a partir da data do recebimento. Ainda não havendo resposta, o Ouvidor solicitará providências junto ao setor hierarquicamente e imediatamente superior.

    Sempre que houver resposta ou informação direta ao interessado por parte da unidade motivo da denúncia, reclamação, sugestão, elogio, deverá ser comunicada à Ouvidoria.


    O Fluxograma da ouvidoria está descrito abaixo:

  • Demanda pelo usuário conforme formulário no site ou presencialmente;
  • Encaminhamento ao setor competente;
  • Monitoramento;
  • Acompanhamento da resposta emitida pelo setor e seus prazos;
  • Resposta ao demandante

  • É importante ressaltar que a ouvidoria guarda sigilo não só dos reclamantes, mas sobre os reclamados, não tendo o seu trabalho nenhum caráter punitivo, mas educativo, no sentido do desenvolvimento de uma cultura de cidadania, em que se perceba a importância de respeitar os direitos de cada um e de se cumprir os deveres.

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